O que é ecossistema?
Ecossistema compreende o sistema em que vive todos os seres vivos, chamados de bióticos e seres não vivos, chamados de abióticos, que relacionam-se e desta interação surge um sistema autossustentável. Ou seja, é o conjunto de todos os organismos que habitam em um ambiente vital.
Como seres bióticos podemos destacar as plantas, animais e até os microrganismos. Já os seres abióticos são constituídos pelos gases atmosféricos, sais minerais, radiação solar e até a água. O conceito de ecossistema foi criado em 1935 pelo ecólogo Artur George Tansley. Vários organismos de uma mesma espécies formam uma população. Duas ou mais espécies resultam na formação de uma comunidade. A diferença entre uma comunidade e um ecossistema é que as comunidades englobam apenas os seres vivos.
É importante entender que todos os ecossistemas estão interligados e, portanto, existe a troca de matéria e energia entre eles, independentemente do seu tamanho. Assim sendo, cada ecossistema, mesmo que pequeno, é importante para garantir o equilíbrio do planeta.
Bioma
Diferente do ecossistema, que é o resultado de várias comunidades, o bioma é a união de vários ecossistemas parecidos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bioma é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”.
Fatores
Todos os ecossistemas são formados pela relação entre os fatores bióticos e os abióticos e diz respeito às influências que todos os seres possam receber em um ecossistema.
• Bióticos – Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema.
• Abióticos – São fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.
Tipos de Consumidores
Em um mesmo ecossistema existem vários tipos de consumidores, que são responsáveis pela criação de uma cadeia alimentar. Esses tipos são divididos em:
• Consumidores primários: são compostos dos animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies de animais herbívoros.• Consumidores secundários: são compostos dos animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.• Consumidores terciários: são compostos dos grandes predadores como o tubarão e o leão, estes são considerados os predadores do topo da cadeia.• Decompositores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente.
Tipos de ecossistemas
Existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os terrestres. Entre eles destacam-se:
• Florestas – São divididas em quatro partes: tropicais, temperadas, taiga e savanas. É considerado o maior ecossistema devido a sua grande biodiversidade. Geralmente, são caracterizadas pela grande quantidade de árvores de médio e grande porte, e pela chuva em abundância.
• Pradarias – Também chamadas de estepes, possui uma vegetação herbácea e não possui árvores em locais de clima temperado. Costuma passar por longos períodos de seca, facilitando as ocorrências de queimadas.
• Desertos – São áreas sem vegetação e com pouca frequência de chuva. Lá, é possível encontrar cactos, uma planta com capacidade de armazenar água. Entre os desertos mais conhecidos está o Saara, considerado o maior deserto do planeta, localizado na África.
• Tundas – Possui uma planície pantanosa com pouca diversidade de espécies e conhecida por possuir plantas anãs
.Deserto é um dos tipos de ecossistemas existentes no mundo
Veja também
Biomas Brasileiros
E-book Biologia para ENEM