Arcadismo (Um re-renascimento)
Na arte europeia produzida na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, verifica-se a retomada dos valores da Antiguidade Clássica que viriam caracterizar o movimento artístico e cultural a que chamamos de Renascimento.
Mais de dois séculos depois, sob a influência dos ideais do Iluminismo, novamente foi reaceso o interesse pelos valores clássicos, sobretudo os princípios da razão e do equilíbrio literário. Eis a gênese do Neoclassicismo ou Arcadismo.
No Brasil, esse movimento teve seu epicentro nas Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto.
O movimento árcade foi fortemente influenciado pela cultura grega, latina e renascentista. A clareza e a harmonia nos temas e nas formas afastaram das produções literárias a linguagem rebuscada e confusa do Barroco. As antíteses e paradoxos do homem do século XVII passaram a dar lugar ao sujeito racional, que buscava a simplicidade e a racionalidade em suas obras.Uma das principais características árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina e renascentista).
Além do retorno aos clássicos, o Arcadismo também foi muito influenciado pelo Iluminismo, movimento filosófico que compreendia ser a razão o maior valor humano, e pelo desenvolvimento técnico e tecnológico que modernizou os meios de produção da época e produziu um forte êxodo rural e expansão urbana.
Contexto histórico
O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia.
Os autores árcades dialogam, em suas obras, com questões fundamentais da época, tais como a relação entre o homem e a riqueza (aurea mediocritas é um conceito que discute isso, por exemplo) ou como era viver na cidade (os preceitos fugere urbem e locus amoenus são referentes a esse assunto).
Diferenças entre Arcadismo e Barroco
O Arcadismo é o movimento literário que ocorre após o Barroco. Enquanto o Barroco representa um homem em conflito entre o sagrado e o profano (é bom lembrar que nessa época, século XVII, a Contrarreforma havia restaurado vários valores medievais no mundo), o Arcadismo apresenta um sujeito fiel à razão, crente na ciência. Além disso, vale dizer que linguagem do Barroco era rebuscada e cheia de paradoxos, enquanto, no Arcadismo, comunica-se com mais clareza e simplicidade.
Veja também
5 pdfs pra quem quer nota 1000 na redação 2021
1000 Questões de história para o Enem