POSSÍVEIS TEMAS PARA REDAÇÃO
Todo vestibulando gostaria de ter o poder de descobrir o possível tema da redação do Enem. Porém, ter certeza de algo assim é praticamente impossível, no entanto vários sites ao longo dos anos destacam os temas que podem cair. Por vezes, acertam, porque há um padrão na escolha do tema pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Desse modo. pelo padrão do Enem, não teremos como tema um assunto totalmente desconhecido. Sempre serão problemas que afetam a sociedade em geral e que, bem provavelmente, você mesmo enfrenta ou conhece alguém que é afetado.
O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja a discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, Reforma da Previdência ou legalização da maconha.
Isso não significa que você não deva ficar por dentro desses assuntos e outros que estão frequentemente nos noticiários. “Não são temas que o Enem tratará agora em sua redação, mas ainda assim, são temas importantes e necessários à discussão
Veja também
(Lista de conectivos para arrasar na redação)
(100 citações para redação do Enem)
Temas para o Enem 2021
1. A evasão escolar em questão no Brasil
O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.
2. O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?
A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado nos últimos anos, devido a melhorias na qualidade de vida e bem-estar da população. Para esse tema, é interessante entender os fatores que levam a esse aumento e possíveis desafios para o país, como a questão previdenciária e inclusão social. Falar sobre o mercado voltado a essa população mais velha também pode ser uma sacada interessante.
3. O perigo da crise hídrica no Brasil
Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.
4. A importância da preservação do meio ambiente
A sustentabilidade e preservação do meio ambiente são assuntos em alta nas atuais discussões. Recentemente, o Brasil enfrentou diversos problemas, como queimadas na Amazônia e Pantanal, derramamento de óleo no litoral, biopirataria, entre outros. E vale se inteirar sobre os fóruns, conferências e programas mundiais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20, Agenda 21 e Mercado de Carbono.
5. Analfabetismo total e funcional
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.
Os analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho, “a fim de que mais pessoas possam adquirir conhecimento sem precisar passar necessidades financeiras e ter que escolher um em detrimento do outro”, completa Miriele.
6. Mobilidade urbana sustentável
Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.
“A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro – ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana“, afirma Miriele.