As questões mais difíceis da prova de historia do Enem 2020
História no Enem
Quantas questão caem em História na prova do Enem?
A disciplina é cobrada no Enem, no caderno de Ciências Humanas, composto por 45 questões múltipla escolha, na qual cerca de 15 questões são focadas em História.
(ENEM – 2020 – PROVA AZUL) Dois grandes eventos históricos tomaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da impresa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores – mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
Ginzburg, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo; Cia. das Letras, 2006.
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem aA
a)consulta pública das bibliotecas reais.
b)sofisticação barroca do ritual litúrgico.
c)aceitação popular da educação secular.
d)interpretação autônoma dos textos bíblicos.
e)correção doutrinária das heresias medievais.
Comentário da questão
O contexto político de Menocchio foi marcado por mudanças na forma de ver o mundo, proporcionadas por criações como a prensa de tipos móveis, o renascimento artístico e a reforma protestante. Menocchio foi um moleiro que teve acesso a livros e a conhecimentos restritos, que o possibilitaram de construir novas interpretações religiosas, dentre elas a de que o mundo teria sido criado como um queijo habitado por verme, visão que desagradava a Igreja Católica
Opção: D
(ENEM – 2020 – PROVA AZUL)
É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.
SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (adaptado).
Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?
a)Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
b)Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
c)Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
d)Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional.
e)Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.
Comentário da questão
O texto destaca um período de transformações macro políticas que valorizaram as políticas neoliberais no Brasil, destacando o controle de uma inflação que crescia a décadas.
Opção; E
(ENEM – 2020 – PROVA AZUL)
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito do povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a):A
a)competição para escolha de representantes.
b)campanha pela revitalização das oligarquias
c)estabelecimento de mandatos temporários.
d)declínio da sociedade civil organizada
e)participação do exercício do poder.
Comentário da questão
A democracia ateniense foi considerada uma democracia direta, uma vez que, aqueles que eram considerados cidadãos participaram das deliberações referentes à pólis. Portanto, a participação direta era uma das principais características da democracia ateniense.
Opção: E
(ENEM – 2020 – PROVA AZUL)
A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para isso contribuiu a influência das leis de sucessão. Estabelecidas de uma maneira, as leis de sucessão reúnem, concentram e agrupam em um só a propriedade e o poder. Estabelecidas por outros princípios, produzem o oposto: dividem, partilham e disseminam os bens e o poder.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Belo Horizonte. São Paulo: Edusp, 1977 (adaptado)
O texto tematiza o papel desempenhado por uma norma na criação de um ambiente propício ao(à):
a)emprego do trabalho escravo
b)consolidação dos valores burgueses
c)banimento das dissidências religiosas
d)contenção da identificação nacionalista
e)hierarquização dos agentes econômicos
Comentário da questão
Alexis de Tocqueville afirma no texto que a principal característica da situação social dos anglo-americanos seria o caráter eminentemente democrático e igualitário, destacando, portanto, valores burgueses em tal sociedade.
Opção: B