Exercícios sobre vitaminas - Enem Ninja
Públicado em > 25/12/21 > por > Enem Ninja

Exercícios sobre vitaminas

As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes. Dentre as vitaminas hidrossolúveis, podemos citar:

a) a vitamina C.

b) a vitamina A.

c) a vitamina D.

d) a vitamina E.

e) a vitamina K.

Diversas doenças podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas, são as chamadas avitaminoses. Como exemplo dessas doenças, podemos destacar o escorbuto, uma patologia que era muito frequente nos marinheiros que passavam um grande período de tempo no mar sem uma alimentação adequada. O escoburto é causado principalmente pela deficiência de:

a) vitamina A.

b) vitaminas do complexo B.

c) vitamina C.

d) vitamina D.

e) vitamina E.

Algumas vitaminas precisam ser ingeridas diariamente, em outras, entretanto, não há essa necessidade, pois ficam armazenadas no tecido adiposo. Dentre as vitaminas que necessitam de ingestão diária, podemos citar:

a) vitamina A e C.

b) vitamina D e E.

c) vitamina C e as do complexo B.

d) vitamina K e as do complexo B.

e) vitamina C e E.

(Cesupa-PA) As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais ao metabolismo humano e precisam ser obtidas a partir dos alimentos ingeridos. A vitamina D, obtida do óleo de fígado, fígado e gema de ovo, atua no (a)

a) coagulação do sangue, evitando hemorragias.

b) metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo.

c) respiração celular, garantindo a tonalidade saudável da pele.

d) sistema nervoso involuntário, evitando o escorbuto.

(PUC- Minas) As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências.

Sejam dados os seguintes sintomas de carências:

1. córnea ressecada

2. raquitismo na infância

3. deficiência na coagulação sanguínea

4. anemia perniciosa

Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:

a) K, E, B2 e B12.

b) B1, D, C e E.

c) A, D, K e B12.

d) A, E, K e C.

Alternativa “a”. A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel que está relacionada com a prevenção de infecções e do escorbuto. Além da vitamina C, as vitaminas do complexo B também são hidrossolúveis.

Alternativa “c”. O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Entre os sintomas, estão cansaço, dores no corpo, pele seca, hemorragias e problemas de cicatrização.

Alternativa “c”. As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.

Alternativa “b”. A vitamina D está intimamente relacionada com o metabolismo do cálcio e do fósforo. Sem ela, ossos e dentes podem ser prejudicados, além de poder ocasionar inclusive o raquitismo.

Alternativa “c”. A falta de vitamina A está relacionada com uma doença chamada de “cegueira noturna” e com os olhos secos em crianças. A falta de vitamina D, por sua vez, relaciona-se com problemas nos dentes, ossos e raquitismo. Já a falta de vitamina K está relacionada com as hemorragias. Por fim, a falta de vitamina B12 relaciona-se com a anemia perniciosa e distúrbios nervosos.

clique na imagem
clique na imagem