nicho ecologico- questões - Enem Ninja
Públicado em > 04/01/22 > por > Enem Ninja

nicho ecologico- questões

EXERCÍCIOS SOBRE HABITAT E NICHO ECOLÓGICO

A imagem mostra uma grande área na floresta amazônica devastada devido à ação antrópica.

Para que essa área seja recuperada naturalmente é necessário que o processo de sucessão ecológica se estabeleça.

Um dos indicativos ecológicos quantitativos que poderá ser constatado ao longo desse processo é

a) a redução das relações ecológicas interespecíficas.

b) o aumento da produtividade primária líquida.

c) a redução do número de comunidades integradas.

d) o aumento da sobreposição de nichos ecológicos.e) o aumento do número de espécies em relação à área vizinha não devastada.

Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

a) hábitat.

b) ecótopo.

c) nível trófico.

d) nicho ecológico.

e) ecossistema.

Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diferentes habitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da

a) proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis

b) produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.

c) exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.

d) ingestão de alimentos em todas as fases da vida, garantindo o surgimento do adulto.

e) utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

Ecologia é uma ciência ampla e complexa, direcionada ao entendimento do funcionamento da natureza, que apresenta conceitos específicos utilizados para definir as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. Considerando os conceitos ecológicos, é correto afirmar que

a) um ecossistema corresponde a uma região de transição entre duas comunidades, onde se encontra grande número de espécies e, porconseguinte, grande número de nichos ecológicos.

b) analogicamente, um habitat corresponde ao “endereço” de um ser vivo na natureza, enquanto um nicho ecológico pode ser comparado à “profissão” desempenhada por uma espécie em um determinado ecossistema.

c) a cadeia alimentar é definida pelas interações entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, pela transferência de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.

d) biótopo corresponde a áreas geográficas sempre localizadas em elevadas altitudes, nas quais vivem determinadas comunidades compostas predominantemente por espécies endêmicas.

(MACKENZIE 2015)  Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea:

a) ocupam nichos ecológicos diferentes, porém o mesmo habitat.

b)ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes.

c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

d) são consumidores de primeira ordem.

e) são consumidores de segunda ordem.

[D] Ao longo da suscessão ecológica que ocorrerá na área, o ecossistema se tornará cada vez mais complexo, com maior quantidade de nichos ecológicos, que é o conjunto de relações e atividades caracterítisticas da espécie no local em que vive, como os tipos de alimentos que ingere, os seus processos reprodutivos, as formas de moradia, os seus hábitos em geral, os prepadores ou inimigos naturais e as estratégias de sobrevivência adotadas.

[D]

A descrição da alimentação da gralha-do-cerrado corresponde ao seu nicho ecológico, que é o conjunto das interações adaptativas de cada espécie, como os alimentos que ingerem, os seus hábitos reprodutivos, as moradias adotadas, os seus hábitos, os inimigos naturais e as estratégias de sobrevivência que desenvolve.

[C]

Nos insetos holometábolos da questão, as fases larva e adulto ocupam diferentes nichos ecológicos, de forma que a competição intraespecífica é reduzida. Essa diferença de nichos ecológicos é positiva para a espécie, suas chances de sobrevivências são mais altas, já que formas jovens e adultas não dividem a mesma fonte de alimento.

[B]

O habitat é o local ou espaço geográfico ocupado por uma espécie,  já o nicho ecológico é o papel que a espécie desempenha no local em que vive: do que se alimenta, como se reproduz entre outros hábitos.

[A]

Machos e fêmeas da espécie Aedes aegypti vivem no mesmo habitat, mas ocupam nichos ecológicos diferentes por terem hábitos alimentares divergentes. Os machos são consumidores de ordem primária, ingerem seiva de plantas. As fêmeas ocupam níveis tróficos superiores por se alimentarem de sangue de animais.