Alexandre, o Grande
Alexandre, o Grande, nasceu em Pella, Macedônia, em 20 de julho de 356 a.C. Seu pai, Filipe II, era rei da Macedônia e sua mãe era a princesa Epirota Olimpia. Seu tutor foi o famoso filósofo grego Aristóteles, que lhe ensinou o amor à arte, cultura e filosofia.
Quando tinha 16 anos, Alexandre acompanhou seu pai em uma campanha militar para subjugar a Trácia. Nesse mesmo ano, ele foi nomeado regente da Macedônia enquanto seu pai estava fora.
Em 336 a.C., Filipe II foi assassinado e Alexandre assumiu o trono. Em 334 a.C., ele liderou seu exército para a conquista da Ásia Menor.
A campanha foi coronada pelo triunfo de Alexandre sobre o rei persa Dario III na batalha de Granico. Em 331 a.C., Alexandre conquistou a cidade de Babilônia e, em 330 a.C., derrotou Dario definitivamente na batalha de Issos. Com isso, ele consolidou o domínio dos persas e expandiu seu império para o Oriente Médio e o Egito.
Em 323 a.C., Alexandre atravessou o rio Indo e conquistou o subcontinente indiano. Em seguida, ele começou a construir cidades e estabeleceu governos em todas as terras conquistadas. Em 323 a.C., aos 33 anos de idade, Alexandre morreu de uma doença não identificada.
Seu império foi dividido entre seus generais e a Macedônia foi governada por seu irmão mais velho. Durante sua vida, Alexandre expandiu seu império para além das fronteiras imagináveis. Seu nome se tornou sinônimo de conquista, aventura, heroísmo e grandeza. Sua lembrança ainda está viva na história da humanidade.