Aminoácidos bioquímica (enem) - Enem Ninja
Públicado em > 17/12/21 > por > Enem Ninja

Aminoácidos bioquímica (enem)

Substâncias essenciais para o funcionamento do organismo

clique na imagem

Os aminoácidos são partículas que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Compostos por 20 tipos diferentes, eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas. 
Em sua composição, eles são constituídos de átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio(N).

Função dos aminoácidos  

Como foi dito anteriormente, os aminoácidos são responsáveis pela formação das proteínas. Os diferentes aminoácidos se combinam de inúmeras formas para dar origem a milhares de proteínas.  

Tipos de aminoácidos  

Aminoácidos essenciais
• Lisina
A lisina é um aminoácido essencial que possui propriedades antivirais e atua na produção de anticorpos e contribuindo para o sistema imunológico. O consumo normalmente é feito através de dieta em situações em que há ausência desse aminoácido no corpo, por meio do uso de suplementação. Entre os seus benefícios estão: promove crescimento e desenvolvimento normal ao aumentar a produção de colágeno; contribui na produção de proteínas, como enzimas, anticorpos e hormônios; pode aliviar enxaquecas e outros tipos de dor e inflamação; entre outras coisas.
• Leucina
Também chamado de l-leucina, a leucina é um aminoácido que pode ser encontrado em carne, laticínios, ovos, soja e feijões. Entre os benefícios do seu uso estão a manutenção do peso e de massa muscular magra, além de, segundo algumas pesquisas, controlar o colesterol. Ele é o aminoácido mais eficaz na manutenção da massa muscular, sendo bastante utilizado entre os fisiculturistas. Ele pode contribuir para a melhorar na saúde dos ossos, bem como da pele e músculos após traumas, sendo bastante indicado em caso de recuperações cirúrgicas. 
• Isoleucina
A isoleucina atua no metabolismo energético, bem como na promoção da recuperação muscular após exercícios. Entre as suas funções estão o controle do nível de açúcar no sangue, bem como o aumento da produção da hemoglobina. Além disso, bloqueia a eliminação de vitamina B3 pelo rim. Os principais benefícios desse aminoácido são a produção de energia, a queima de gordura, além da formação de glicose e corpos cetônicos.
• Metionina
Uma das funções da metionina é ajudar o fígado a processar gorduras, além de contribuir para o controle de disponibilidade da glutationa no fígado. Além disso, ela é necessária pra a produção de creatina, um nutriente encontrado nos músculos, que oferece a energia para se movimentarem. Alimentos ricos em metionina incluem ovos (especialmente a clara), peixes, como atum, bacalhau, dourado, salmão, eglefim, tilápia e linguado, entre outros, carne de alce, frango, peru, carne de búfalo, carne de veado, crustáceos, carne de porco, carne de vaca, carne de coelho, queijo, leite, entre muitos outras.