Enem 2021 – Tudo o que você precisa saber
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.
Com o objetivo de que você conheça tudo sobre o exame responsável pela entrada de diversos estudantes por meio de programas educacionais como o Sisu, Prouni e Fies, produzimos um manual completo com todas as informações para você saber o que é Enem . Aqui você terá acesso a conteúdos que vão desde a como se inscrever até dicas de estudo para conseguir alcançar uma boa pontuação na prova.
Quem pode participar do Enem 2021?
Apesar de ser uma prova importante e já conhecida por muitos, algumas pessoas ainda têm dúvida a respeito de quem pode fazer o Enem. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, bem como os estudantes que estão prestes a concluí-lo.
Para que serve o Enem 2021?
Ao longo dos anos, o Enem ultrapassou o seu propósito inicial de apenas avaliar o conhecimento dos estudantes. Se você quer saber para que serve o Enem, saiba que, atualmente, ele é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir o Financiamento Estudantil (Fies).
É possível obter diploma de ensino médio com o Enem?
Não. Até o ano de 2016, o Enem também era utilizado para a retirada do diploma de ensino médio, no entanto, a partir da edição de 2017, o exame já não possui mais essa finalidade. Os jovens interessados em obter a certificação terá que realizar a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Saiba mais sobre a prova do Encceja para ensino médio.
Como fazer a inscrição Enem 2021?
A inscrição Enem 2021é feita exclusivamente pelo site oficial do exame, onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição Enem 2021. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Enem, bem como aos jornais e telejornais para saber quando o MEC irá iniciar o processo de inscrição e não perder o prazo.
Isenção Enem 2021: como conseguir?
Apesar de o Enem 2021 ser uma prova paga, a cada ano há um aumento em relação ao ano anterior, existem alguns casos em que o participante pode conseguir a isenção Enem 2021, para não precisar pagar a taxa. Confira abaixo em quais casos é possível solicitar a isenção:
• Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;
• Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
• Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Inep Enem 2021: como é a prova impressa?
O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem 2021, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem 2021, somente é alterada a ordem.
O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.
A prova acontece em dois dias e, desde o Enem 2017, são realizadas em dois domingos consecutivos e não mais em dois dias seguidos (sábado e domingo). No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.
Inep Enem 2021: como é a prova digital?
A estrutura e logística da versão digital do Enem serão as mesmas do exame tradicional. A aplicação do Enem Digital 2021 é idêntica a do Enem impresso. A estrutura também permanece, com 45 questões de cada área do conhecimento, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas.
A única diferença é que no Enem Digital as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.
Essa modalidade ainda não conta com recursos de acessibilidade e não pode ser realizada por estudantes treineiros.
Quanto tempo dura a prova do Enem?
No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).
O que é preciso levar para o Enem 2021
Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. Para não errar, confira a lista do que é preciso levar:
• Caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente;
• Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).
Basicamente é tudo isso ;D