Exercícios Sobre Habitat E Nicho Ecológico
Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.
Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:
a) a cadeia alimentar do animal.
b) o habitat do animal.
c) o nicho ecológico do animal.
d) a teia alimentar do animal.
e) a biomassa do animal.
Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.
a) a cadeia alimentar.
b) o habitat.
c) o nicho ecológico.
d) a teia alimentar.
e) a biomassa.
O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis.
A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta.
a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.
b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.
e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.
(UFC-CE) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:
a) teia alimentar e habitat.
b) biocenose e pirâmide de energia.
c) teia alimentar e nicho ecológico.
d) ecossistema e biocenose.
e) habitat e nicho ecológico.
(Enem-2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.
PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).
Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.
b) diminuição da competição intraespecífica.
c) aumento da competição interespecífica.
d) isolamento geográfico dos peixes.
e) extinção de nichos ecológicos.
Alternativa “c”. Ao descrever o hábito de vida de um animal, seu comportamento, sua alimentação e suas estratégias de sobrevivência, estamos falando a respeito de seu nicho ecológico.
Alternativa “b”. Quando falamos que um animal vive em determinado local, estamos referindo-nos ao seu habitat. No caso das tartarugas cabeçudas, percebemos que seu habitat muda durante seu ciclo de vida.
Alternativa “c”. Como o mico-leão-dourado e a onça-pintada vivem na Mata Atlântica, ambos compartilham o mesmo habitat. Já o nicho ecológico diferencia-se, uma vez que o mico-leão-dourado é onívoro e a onça-pintada, carnívora.
Alternativa “e”. Como estamos falando do local em que o anfíbio vive e do que ele se alimenta, estamos tratando de dois conceitos básicos da ecologia: habitat e nicho
Alternativa “c”. Como todos os peixes compartilham o mesmo nicho ecológico, eles disputam pelos mesmos recursos. Isso acaba gerando uma competição interespecífica, ou seja, uma competição entre organismos de espécies diferentes.